Ampliando o papel formador das escolas na vida dos alunos, a secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia aderiu, neste ano, a uma nova iniciativa, o projeto “AMIGO SIM! BULLYING NÃO”.

A ação visa, por meio de atividades lúdicas e de inteligência emocional, conscientizar alunos da NÃO prática do bullying e da violência escolar, contribuindo para melhorar o convívio escolar, tornando os alunos protagonistas de uma sociedade transformadora.

O projeto, que está sendo iniciado neste mês, vem ao encontro dos objetivos propostos pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 07 de abril. A data tem o intuito de marcar a conscientização sobre o tema, principalmente dentro do ambiente escolar, tendo em vista os altos índices de condutas assediosas e violências, sejam elas sociais, psicológicas e até mesmo físicas, registradas em todo o mundo.

O bullying é uma palavra de origem inglesa, sendo utilizada para designar um quadro de atitudes negativas, agressões contínuas, repetitivas e com características de perseguição do agressor contra a vítima. Assim sendo, a conscientização sobre o tema tem o intuito de provocar uma mudança de cultura institucional em que as diferentes formas de violência não façam mais parte do cotidiano, utilizando a formação como uma das principais ferramentas nesse combate, além do incentivo ao diálogo e à busca por ajuda no ambiente escolar.

O desenvolvimento do projeto, idealizado por Cláudio D'Santana e aderido por escolas de todo o país, consiste em trabalhar o material fornecido gratuitamente com os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Os professores começaram a passar por formação recentemente para aplicar as atividades em sala de aula.

As atividades têm o propósito de incentivar o aluno a pensar, refletir, colocar-se no lugar do outro e assim se conscientizar com leveza, de forma lúdica e divertida, combatendo o bullying para evitar que a criança e o jovem carreguem traumas para o resto da vida, que podem interferir diretamente no seu desenvolvimento em todos os sentidos, influenciando até no caráter e no modo de agir.

Desta forma, esta é mais uma temática trabalhada nas escolas da rede municipal que reforçam seu compromisso não só com a escolarização como também o exercício do papel social, contribuindo com a transformação das crianças em cidadãos mais conscientes.



Outras notícias

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.

;