Em visita oficial à Grécia, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, participou na manhã desta terça-feira, dia 16 de abril, do compromisso mais aguardado de sua agenda pública, a Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica dos Jogos de Paris 2024.

Realizado no Templo de Hera, local sagrado no sítio arqueológico da Antiga Olympia, berço dos Jogos Olímpicos, o momento tradicional marca o início da programação das Olimpíadas deste ano, de onde a Tocha Olímpica partirá em revezamento até a cidade sede da competição mundial, que ocorrerá de 26 de julho a 11 de agosto.

O prefeito olimpiense é um dos únicos brasileiros convidados a participar dessa cerimônia. O convite nominal foi feito pelo prefeito da Antiga Olympia, na Grécia, Senhor Aris Panagiotopoulos, em respeito à Irmanação de Olímpia, Brasil, com a cidade grega. Além da Estância Turística, as demais cidades irmãs de Olympia, estão localizadas em países como Japão, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Itália, que também estiveram presentes nos eventos.

Durante a cerimônia, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, reforçou a mensagem de "esperança" transmitida pela chama olímpica, símbolo da paz na Antiguidade, acesa em um momento marcado por conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio. Tradicionalmente, durante as Olimpíadas também se celebra a Declaração da Sagrada Trégua, com a participação da ONU, incentivando a paz entre as nações. A cerimônia, da qual o prefeito também participou, foi realizada nessa segunda-feira (15).

A viagem oficial do Chefe do Executivo, além de dar sequência às tratativas assumidas com a irmanação, é uma oportunidade para fortalecer parcerias e ampliar a visibilidade de Olímpia no cenário internacional, impulsionando, principalmente a cultura e o turismo, que são os principais pilares de potencial do município, além de abrir possibilidades para novos mercados.

Prova disso, é a extensa agenda do prefeito, nos últimos dias, que se reuniu com diversas lideranças, como com o prefeito anfitrião de Olympia, e o embaixador do Brasil em Atenas, Senhor Paulo Roberto Caminha de Castilhos França, para apresentar informações sobre o município, discutir projetos de desenvolvimento e impulsionamento econômico entre as nações.

Durante os compromissos oficiais, o prefeito também dialogou diretamente com a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, com o presidente do COI – Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, além de prefeitos e assessores de outras cidades como Pisa, Itália, e Inazawa, Japão, entre outras autoridades.

O prefeito, que está de licença oficial e viajou sem comitiva olimpiense, segue em reuniões para estreitar relações internacionais e retorna ao cargo efetivamente na próxima semana.

Assista à Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica: https://youtu.be/_qbBYpqV_do



Outras notícias

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.

;