A partir da próxima segunda-feira, 25 de março, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O Ministério da Saúde decidiu antecipar o início da imunização, neste ano, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

O público-alvo no Estado de São Paulo (ESP) representa aproximadamente 18 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos elegíveis. Em Olímpia, cerca de 22.500 pessoas fazem parte do público da campanha, no entanto, segundo informado pela regional de Saúde, Olímpia receberá, inicialmente, 2.280 doses para começar a vacinação, recebendo novas remessas posteriormente para contemplar todo o grupo prioritário.

A imunização estará disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo o ARE (Postão) e também nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria).

Segundo a Vigilância Epidemiológica no ano passado, assim como no cenário nacional, a cobertura vacinal do município ficou em 54,26%, não tendo atingido a meta de 90% de imunização em nenhum grupo prioritário, o que preocupa as autoridades de saúde de todo o país, uma vez que a falta de proteção da população pode levar a surtos de doenças.

O município já prepara também o “Dia D” da Campanha contra a Influenza, que será realizado no sábado, dia 13 de abril, em local ainda a ser definido. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a secretaria de Saúde, pelo telefone (17) 3279-1400, ou procurar a unidade de saúde mais próxima da residência. A campanha nacional segue até o dia 31 de maio.

 


Outras notícias

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.

;